O mercado financeiro disponibiliza aos empreendedores uma série de produtos financeiros (como empréstimos e financiamentos) para que as pessoas e empresas possam colocar em prática os planos e as metas que necessitam de recursos.

O Sebrae não é uma instituição financeira e, por isso, não faz empréstimos. Como serviço de apoio às micro e pequenas empresas, realiza parcerias e facilita o acesso das MPEs às instituições e aos produtos financeiros.

Confira aqui informações sobre acesso ao crédito, relacionamento com as instituições e as principais linhas de financiamento para seu negócio.

  Histórico positivo

  Ter um histórico de bom pagador e um relacionamento com as instituições financeiras são bons fatores para aumentar as chances de aprovação de crédito. Mas, antes de chegar lá, é preciso calcular a necessidade e o tamanho do crédito. As linhas e os limites devem ser compatíveis com a sua realidade.

O cadastro positivo é o histórico de pagamentos (contas pagas ou não) da sua empresa. Ao manter as contas em dia, pode obter melhor avaliação de risco, condições de financiamento mais adequadas, taxas e prazos mais favoráveis com seus fornecedores.

  Veja o custo

 Faça bem a sua pesquisa em várias instituições e compare as condições oferecidas. É preciso verificar o Custo Efetivo Total (CET). Além das taxas de juros que podem confundir, o CET é o que diz para você o quanto terá pago de volta ao final do empréstimo.

O CET é a taxa que corresponde a todos os encargos e despesas incidentes nas operações de crédito. Engloba não só a taxa de juros, mas também tarifas, tributos, seguros e outras despesas cobradas do cliente. Compare o CET de várias instituições financeiras para um crédito de mesmo valor e prazo antes da contratação.

Para ajudar nessa tarefa, Sebrae-ES preparou a cartilha Orientação sobre Serviços Financeiros.

Nela, você fica por dentro de orientações sobre acesso ao crédito e relacionamento com as instituições financeiras, e conhece quais são as principais linhas de financiamento para o pequeno negócio.

Você pode também ter uma consultoria de orientação para acesso a crédito e serviços financeiros. Consulte a disponibilidade desse serviço no Sebrae do seu estado por meio da Central de Atendimento 0800 570 0800.

Baixe a cartilha e fique por dentro!

Que tal continuar explorando?