Cada vez se vive mais e melhor - ou, ao menos, este é o foco da melhor idade. O aumento da expectativa de vida do brasileiro comprova essa afirmação, assim como os negócios voltados para esse público também podem ser considerados promissores. Mas, como em qualquer negócio, é fundamental conhecer as necessidades do público alvo. Podemos dizer que o sucesso de qualquer iniciativa depende desse conhecimento.

Perfil do público da melhor idade

Está enganado quem pensa que o perfil das pessoas com idade acima de 60 anos é exatamente igual. Ele é muito diversificado. Engloba os senhores que jogam xadrez na praça às senhoras que fazem tricô em casa, até aqueles que viajam regularmente, frequentam academias de ginástica ou realizam procedimentos estéticos. E ainda há quem faça tricô e viaje. Quem jogue xadrez e também frequente uma academia.

 

Público-alvo

Ainda que formem um grupo heterogêneo, os brasileiros da melhor idade têm costumes e hábitos semelhantes na hora de consumir: a grande maioria é mais ligada às tradições e não gosta de ambientes barulhentos.

Está enganado quem pensa que o perfil das pessoas com idade acima de 60 anos é exatamente igual: ele é muito diversificado.

Você deve levar em conta que estará prestando serviços para um público que se sente atraído por ofertas de produtos específicos às suas necessidades e que privilegia um atendimento diferenciado, independentemente do preço final que esse adicional custará.

Até porque a realidade tem mostrado que o idoso não é dependente financeiramente. Boa parte deste público ainda é responsável, inclusive, pelo sustento da família - trabalhando mesmo depois de conquistar a aposentadoria, ainda que em horário reduzido.

E é justamente quando dispõem de horas livres que eles buscam exercer atividades que os estimulem a ter mais disposição física e desfrutar de momentos de lazer. 

  • Potencial do negócio para o público da melhor idadeNegócios que oferecem produtos ou serviços para promoção da saúde e da qualidade de vida da terceira idade são os que ganham mais força nesse cenário. Os empreendedores preocupados com a capacitação profissional para lidar com esse público podem sair bem na frente da concorrência.
  • A personalização do atendimento aos idosos exige a oferta de serviços inovadores. Academias de ginásticas e spas têm a oportunidade de ampliar o público atendido ou criar espaços específicos para direcionar a abertura do negócio. O foco é criar ambiente que ofereça atividades físicas e de lazer que propiciem a integração social com acompanhamento em tempo integral.
  • Oferecer serviços personalizados na área de reabilitação cognitiva, fisioterapia e reeducação alimentar também é uma boa aposta. É essencial que, além da adaptação da estrutura física, o empreendimento monte uma equipe interdisciplinar com profissionais especializados e qualificados para lidar com esse público.

 

Atendimento personalizado

Um dos negócios voltados para a melhor idade com mais potencial de mercado ainda são as agências de viagem. Muito antes de pensar apenas no aspecto econômico, o empreendedor que quiser investir neste setor precisa levar em conta uma série de cuidados que farão toda a diferença na oferta de seu produto.

Dicas para agências de viagens voltadas para a melhor idade


Alguns cuidados devem ser incluídos em todos os roteiros de qualquer destino para esse público-alvo.

 

Dicas

Assim como alguns cuidados são fundamentais, a contratação de mão de obra qualificada, especialmente para contratar profissionais acompanhantes, é de extrema importância. Todo empreendedor desse negócio precisa investir em pessoal bem treinado.

Logo, o acompanhante de idosos é um dos profissionais que fará a diferença nesse ramo. Há muitos cursos de especialização nessa área justamente para acompanhar a demanda, então, nem pense em dispensar esse conhecimento.

O cuidador poderá atuar na residência do idoso ou em clínicas e casas de repouso. Ao montar a equipe, o empreendedor deve buscar, além de capacitação, pessoas com perfil para o trabalho.

É possível, inclusive montar uma agência de cuidadores de idosos.

 

Que tal continuar explorando?