Você pode vender flores, velas, roupas, sapatos, móveis, carros, parafusos ou aviões, mas sempre dependerá de um coisa, independentemente do ramo de atividade, para que seu negócio prospere: gestão.

A gestão de processos e fatores de forma conjunta aproxima você e o seu negócio da otimização dos seus recursos e também das chances de sucesso. 

Não é por acaso que novas soluções de gestão são elaboradas. As práticas em administração apontam a gestão integrada como uma estratégia para o varejo de moda. E é sobre isso que falaremos agora.

Gestão integrada

Primeiro precisamos compreender o conceito da gestão integrada. Vamos lá? Ela pode ser definida como um modo de associar processos e procedimentos gerenciais. E o que isso significa? Que as os aspectos importantes para o sucesso devem ser pensados de maneira articulada.

O que queremos dizer é que, não adianta saber gerenciar o estoque, mas não ter noções mínimas de estratégia de venda. Da mesma forma, não adianta ter produtos de alta qualidade se o seu atendimento ao cliente deixa a desejar. Parece simples, não? Mas, depois da teoria, sempre precisa vir a prática.

A gestão de processos e fatores de forma conjunta aproxima você e o seu negócio da otimização dos seus recursos e também das chances de sucesso.

 Como aplicar o conceito no varejo de moda?

Perguntas e respostas

É claro que não existe uma receita de bolo. Uma só maneira de fazer gestão integrada. Mas, existem algumas perguntas e respostas que podem auxiliá-lo:

1. Como comprar?
Quem trabalha com varejo de moda deve fazer o gerenciamento de estoque de acordo com suas metas de venda. Uma estratégia nesse sentido é o fast fashion. Este é o conceito de moda que dura pouco, onde você abastece a loja de novidades a cada nova semana ou até diariamente, trabalhando com um estoque pequeno e muita diversidade de modelos.

2. Como vender?
A resposta está no atendimento ao cliente. A divulgação é uma excelente estratégia de venda. E marcar presença nas redes sociais é uma ação indiscutível para quem quer posicionar a marca no mercado.

3. Como expor?
Sabendo expor. Isso quer dizer que o visual e o merchandising são muito importantes para a venda dos produtos do varejo de moda. A vitrine precisa estar bonita, os produtos devem criar uma boa composição nela. Se não chamar a atenção do cliente, não adianta para nada. Se informe sobre a técnica de venda do vitrinismo e também como melhorar o visual da sua loja.

4. Como promover?
Você não precisa esperar até o Natal ou o dia das mães para fazer ações promocionais incríveis. Basta utilizar a criatividade e criar seus próprios motivos para promover seus produtos, aumentar as vendas e agregar valor à sua marca.

Práticas de gestão

Agora nós vamos te mostrar mais um pouco das vantagens da prática de gestão integrada no varejo da moda. A partir delas, você terá condições de pensar e, principalmente, pôr em prática estratégias que vão dar um up no seu negócio.

Fortalecimento da imagem: você precisa alcançar a visão macro dos processos internos para conseguir minimizar os riscos e assim aumentar as potencialidades de seu negócio. É assim que você aumenta também a sua credibilidade e fortalece a sua marca.

Maior transparência nos processos internos: como a gestão integrada é essencial para a articulação das atividades, ela também permite mais transparência para os colaboradores sobre o funcionamento da empresa.

Integração dos objetivos da organização: os diversos setores podem articular as metas e os objetivos para executar o planejamento macro.

Avanços na produtividade e na competitividade: entender como as rotinas articulam-se possibilita a adoção de medidas que reduzem custos e tempo de produção.

Aceleração no cumprimento de metas: a articulação de todos esses processos favorece um planejamento mais preciso, facilitando o alcance das metas estabelecidas com mais rapidez.

Fortalecimento dos projetos de marketing e comunicação: ao ter melhor compreensão do posicionamento da empresa, é possível planejar a comunicação de forma mais direcionada para o público-alvo.

Você percebeu como uma ação leva a outra? E, assim, a sua estratégia vai se moldando e desenhando os próximos passos? Essa é a importância da gestão integrada. Quando você conseguir colocar em prática, se aproximará e até mesmo terá capacidade de superar a sua meta.

Que tal continuar explorando?