FINANCIAMENTO

Semana Nacional de Crédito promove orientação gratuita aos empresários

Além das consultorias, que não serão cobradas, Sebrae realizará atividades presenciais e on-line.

Semana de Crédito
  • Eventos virtuais

Pegar empréstimo em banco é, no mínimo, a sexta opção do dono de micro e pequena empresa que precisa de capital de giro, sendo que metade desses empresários nunca tentou financiamento bancário.

Para que os empreendedores superem essa barreira de forma orientada e sustentável, o Sebrae promoverá, em outubro, a Semana Nacional de Crédito, com atividades presenciais e on-line, via o Portal Sebrae.

Está programada a oferta de consultorias gratuitas, no limite de quatro horas, as quais poderão ser realizadas até 14 de novembro. Todas as atividades serão voltadas à orientação pré e pós-crédito, gestão financeira dos pequenos negócios e apresentação de garantias como o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) e as Sociedades Garantidoras de Crédito (SGC).

Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Nordeste e Banco da Amazonia vão participar da Semana, propondo aos empresários a renegociação de débitos bancários.

Ocorrerão também ao longo do mês atividades no Portal Sebrae voltadas à orientação para o crédito, como Papo de Negócios e videoaulas, além de Facebook Live.

A Semana Nacional de Crédito é uma ação coordenada pelo Sebrae com a participação das maiores instituições financeiras do país. Esta iniciativa foi concebida no Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. O fórum é um espaço de interlocução entre o Governo Federal e as instituições nacionais de apoio e representatividade das Micro e Pequenas Empresas, que tem por finalidade orientar e assessorar a formulação da política nacional de desenvolvimento das MPE, bem como acompanhar e avaliar a sua implantação.

Veja a mensagem do Sebrae sobre a Semana de Crédito

Eventos virtuais
  • Semana de Crédito
  • Principais assuntos

A programação da Semana Nacional de Crédito contará com eventos virtuais para ajudar o empreendedor que deseja orientação sobre gestão financeira.

Papo de Negócio

Haverá duas edições: uma na semana de 2 a 6 de outubro e outra no período de 16 a 20.

Como acessar as linhas de financiamento do BNDES
Data: de 2 a 6 de outubro
Chefe do Departamento de Relacionamento Institucional e Gestão do Crédito Rural do BNDES, Carlos Alberto Vianna Costa

Como acessar financiamentos com o aval do Fampe
Data: 16 a 20 de outubro
Especialista do Sebrae João Silvério Júnior

O Papo de Negócio funciona assim: um primeiro vídeo é divulgado na segunda-feira, quando o palestrante convidado faz uma explicação inicial sobre o tema do evento.

Ao longo da semana, até a quinta-feira, os internautas podem fazer perguntas e comentários sobre o vídeo. Na sexta-feira, as dúvidas são esclarecidas pelo convidado em novo vídeo. Os interessados podem acompanhar os eventos virtuais pela página: www.sebrae.com.br/papodenegocio.

Facebook Live

Serão realizadas três lives na fan page do Sebrae na rede social, sempre às quartas-feiras, às 11h.

Crédito sem mistério

Data: 4 de outubro, às 11h

O bate-papo vai tirar as dúvidas básicas sobre crédito, como as diferenças entre empréstimo e financiamento, os tipos de linhas de crédito, os critérios utilizados pelas instituições financeiras na análise e concessão do crédito, como obter garantias, como avaliar taxas, o uso consciente do crédito e a destinação adequada do recurso, como renegociar dívidas e as cooperativas financeiras como opção de fornecedor de serviços financeiros.

Convidados: Adalberto Luiz, João Silvério e Weniston Ricardo (analistas da Unidade de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae Nacional).

Investimento para pequenos negócios

Data: 11 de outubro, às 11h

O segundo evento terá como objetivo esclarecer as formas e os estágios de capitalização e investimento, qual é o momento adequado para buscar um investidor, quais cuidados o empreendedor deve ter na hora de negociar com o investidor, quais são os tipos de investidores, onde conseguir um investidor, como se preparar para apresentar a ideia/negócio a investidores.

Convidados: Maria Auxiliadora de Souza e Gabriel Barros (analistas da Unidade de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae Nacional).

Senhor Orientador

Data: 18 de outubro, às 11h

Na última Live sobre crédito, os especialistas vão explicar como o Sebrae pode ajudar seu negócio, em particular como os Senhores Orientadores trabalham a orientação para acesso a crédito.

Principais assuntos
  • Eventos virtuais
  • Parceiros

Saiba aqui quais são os principais temas sobre crédito e entenda um pouco mais sobre eles.

Capital empreendedor

Educação e gestão financeira

Garantias

Microfinanças

Parceiros
  • Principais assuntos

Bancos

Instituições financeiras

Outros parceiros

Veja o que os parceiros do Sebrae têm a dizer sobre a semana de crédito

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: