COBRANÇA

Proteja-se das fraudes: não pague nada antes de confirmar

Antes de quitar qualquer tipo de cobrança do Sebrae ou de outras entidades, verifique se ela realmente é devida. Em caso de dúvida, ligue para 0800 570 0800.

Se você recebeu qualquer tipo de cobrança supostamente identificada como do Sebrae ou de um dos seus parceiros, atenção! Verifique se esta dívida é verdadeira. Para isso, o melhor caminho é ligar para o 0800 570 0800.

Nenhuma empresa ou instituição está autorizada a falar em nome do Sebrae. As informações oficiais só são publicadas aqui neste portal. Se você recebeu algum tipo de correspondência, fique atento e, antes de tomar qualquer atitude, verifique se procede.

Ignore e não pague nada até ter certeza. O Sebrae recomenda fortemente que não contrate qualquer empresa para tomar conta de seus interesses.

Informe-se

Este alerta foi gerado a partir de uma série de denúncias feitas em torno do registro de marca e pedido de patente. Hoje, o Sebrae e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) têm um acordo de cooperação técnica.

A partir da denúncia, como é recorrente esse tipo de problema com outras instituições parceiras, vale uma recomendação geral. Mas veja as notícias publicadas a respeito do acordo de cooperação entre o Sebrae e o INPI: