APRENDIZAGEM

Programa Nacional da Educação Empreendedora - PNEE

Conheça a iniciativa que dissemina a educação empreendedora por meio de muitas atividades para professores e estudantes de todos os níveis de ensino.

O PNEE

O Programa Nacional de Educação Empreendedora foi concebido pelo Sebrae no ano 2013, com o objetivo de ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora por meio da inclusão de conteúdos de empreendedorismo nos currículos dos diferentes níveis da educação: básica, profissional e superior.

Desde então, temos atuado ativamente para ampliar as possibilidades de desenvolvimento do tema junto ao nosso público-alvo: professores e estudantes, além da comunidade escolar como um todo.

São anos e anos de iniciativas muito bem-sucedidas:

  • Mais de 4 milhões de estudantes atendidos pelo programa.
  • 120 mil professores capacitados nas metodologias do PNEE.
  • Parceria com 6 mil instituições por todo o país.

Para alcançar tantas pessoas, desenvolvemos diversas iniciativas presenciais e a distância: cursos, palestras, seminários, capacitações, fóruns, prêmios... Buscamos aprimorar constantemente nosso portfólio de possibilidades.

E como resultado, temos pessoas com atitudes e comportamentos empreendedores protagonistas de suas próprias vidas, preparadas para atuar no mundo do trabalho, fazendo parte de um negócio ou como empreendedor.

Vídeo: Sebrae no Paraná.

Produtos e serviços

Hoje, estamos na educação básica, profissional e superior em diferentes instituições de ensino públicas e privadas. Nelas é onde tudo acontece. Veja alguns produtos e serviços que são desenvolvidos:

Jovens Empreendedores: Primeiros Passos 

O que é?

Curso que estimula a criatividade e o pensamento crítico, não só incentivando os participantes a sonhar, mas também orientando os primeiros passos para a concretização dos sonhos. A partir de histórias, os estudantes são instigados a desenvolver o comportamento empreendedor e a vivenciar as etapas de um plano de negócios.

Como funciona?

São nove cursos independentes, com carga horária de 20 a 30 horas, sendo um para cada ano do Ensino Fundamental.

É necessário que o professor seja capacitação (presencial ou a distância) para aplicar junto aos alunos em sala de aula.

Conheça

Despertar

O que é?

Curso que aborda a visão ampla do empreendedorismo, incentivando a cooperação, a cidadania e a ética, por meio de leituras, trabalhos de campo e da realização da Feira do Jovem Empreendedor.  Ao final, os participantes estarão mais comprometidos com o desenvolvimento pessoal e profissional, o que trará reflexos positivos no comportamento em todas as esferas.

Como funciona?

São 70 horas de estudos divididas em 22 encontros presenciais e atividades de campo, além da Feira do Jovem Empreendedor. É necessário que o professor seja capacitação (presencial ou a distância) para aplicar junto aos alunos em sala de aula.

Crescendo e empreendendo

O que é?

Curso que prepara os estudantes para os desafios do mundo do trabalho, instigando-os a identificar oportunidades e provocando discussões sobre trabalho, negócio e empreendedorismo.

Como funciona?

No formato de encontros vivenciais e com carga horária de 12 horas, apresenta o universo do empreendedorismo e orienta como planejar o futuro com atitudes empreendedoras. É necessário que o professor seja capacitação (presencial ou a distância) para aplicar junto aos alunos em sala de aula.

Jovem Empreender no Campo

O que é?

Desenvolve habilidades empreendedoras que ajuda o participante a avaliar, de forma consciente, suas possibilidades e interesses no desenvolvimento ou na continuidade dos negócios da família. O objetivo é engajar no empreendedorismo no campo, por meio de uma visão empresarial da propriedade rural, com vistas à criação de oportunidades de ocupação e renda.

Como funciona?

Tem carga horária de 20 horas e é estruturado em cinco encontros complementares e sequenciais. É necessário que o professor seja capacitação (presencial ou a distância) para aplicar junto aos alunos em sala de aula.

Disciplina de Empreendedorismo para a Educação Profissional

O que é?

Disciplina que acontece por meio da inclusão de carga horária no conteúdo programático de cursos Técnicos e/ou de Formação Inicial e Continuada (FIC), onde são desenvolvidos conhecimentos sobre plano de vida e carreira, mundo do trabalho e atitudes empreendedoras e tipos de empreendedorismo.

Como funciona?

A disciplina é composta por quatro módulos e tem carga horária de 24 a 52 horas, dependendo do perfil da turma e da disciplina desejada. É necessário que o professor seja capacitação (presencial ou a distância) para aplicar junto aos alunos em sala de aula.

Disciplina de Empreendedorismo para a Educação Superior

O que é?

Disciplina que tem como objetivo trabalhar o comportamento, a construção do modelo e o plano de negócio. Além disso, desenvolve a autoestima, a segurança e a ação orientada para os resultados desejados.

Como funciona?

A disciplina, com carga horária de 80 horas, estimula comportamentos de quem faz acontecer, sem esperar que as oportunidades cheguem embrulhadas como presentes. É necessário que o professor seja capacitação (presencial ou a distância) para aplicar junto aos alunos em sala de aula.

Disciplina de Empreendedorismo e Inovação

O que é?

Disciplina construída com a proposta da Sala de Aula Invertida. Propicia ao estudante o estudo dos temas abordados em situações fora da sala de aula para vivenciá-los, de forma simulada, presencial e interativa.

Como funciona?

A disciplina está estruturada em quatro módulos, com 80 horas de aplicação presencial. É necessário que o professor seja capacitação (presencial ou a distância) para aplicar junto aos alunos em sala de aula.

Projeto de Extensão de Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto Social

O que é?

Visa ao fortalecimento do ecossistema empreendedor, a partir de um olhar prático e um aprendizado inovador. Busca promover uma intervenção na sociedade, por meio do aprendizado empreendedor e do despertar protagonista, que levam ao desejo de transformar o mundo, a partir de desafios sociais de uma determinada localidade.

Como funciona?

O projeto está estruturado em 20 encontros e cada encontro possui duração de 8 horas, totalizando 160 horas de atividades. A proposta é que seja desenvolvido em um prazo de cinco ou seis meses, podendo ultrapassar um semestre acadêmico.

Os encontros ora ocorrerão em sala de aula, ora em atividades de campo, em um movimento harmônico e integrado, privilegiando a reflexão e a ação, a serviço do desenvolvimento das competências dos estudantes, bem como da contribuição aos demais atores envolvidos no projeto.

É necessário que o professor seja capacitação (presencial ou a distância) para aplicar junto aos alunos em sala de aula.

Palestra Empreendedorismo em 2 Tempos

O que é?

Por meio da palestra os estudantes conhecem as múltiplas manifestações da temática empreendedora para que se sintam desafiados a assumir uma postura protagonista e socialmente empreendedora. O objetivo é ampliar os horizontes dos estudantes, demonstrando a importância do equilíbrio entre Empreendedorismo Empresarial, Empreendedorismo Corporativo e Empreendedorismo Social.

Como funciona?

É aplicada nas Instituições de Ensino Superior com a duração de 2 horas. É necessária capacitação na palestra para que o professor ou outro responsável a ministre na IES.

Palestra Como Iniciar uma História Empreendedora

O que é?

Por meio da palestra os estudantes conhecem cases de sucesso para que se inspirem em possibilidades reais de empreender e ter objetivos de vida alcançados.

Como funciona?

É aplicada nas Instituições de Ensino Superior com a duração de 1 hora. A aprendizagem sobre como ministrar a palestra é autoinstrucional; ou seja, qualquer pessoa pode realizar o estudo do material e, sentindo-se apto, ministrá-la nas IES.

Sebrae Experience

O que é?

Possui formato de evento intensivo que objetiva despertar o espírito empreendedor existente nos estudantes, elevar a criatividade e inovação e estimular o desenvolvimento de ideais de negócios.

Como funciona?

Com duração de até 14h, de forma divertida, mas bastante intensa, as características referentes ao comportamento empreendedor são trabalhadas individualmente e em equipe ao longo da modelagem de um negócio. Tudo isso aliado a atividades práticas, que fazem os participantes com maior potencial empreendedor serem identificados e os demais refletirem sobre como melhorar sua capacidade de realização – seja na vida pessoal, em negócios próprios ou em futuros empregos.

Como participar

Você pode participar de diferentes formas: como professor e aluno, por meio da sua instituição. Para participar, entre em contato com o Sebrae do seu estado. Abaixo, você encontra os contatos dos gestores por UF.

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-Oeste

Região Sudeste

Região Sul

Capacitações

Capacitações presenciais

As capacitações presenciais acontecem por meio de iniciativas do Sebrae nos estados. São realizados cursos, eventos, seminários, fóruns, palestras e muitas outras ações para desenvolver a educação empreendedora junto a professores, estudantes e comunidade escolar.

Capacitações a distância

As capacitações a distância acontecem por meio de iniciativas do Sebrae Nacional. Hoje, são voltadas para a formação de professores e/ou interessados em conhecer e a aprender a ministrar as metodologias em sala de aula.

Elas acontecem em um ambiente virtual de aprendizagem, em turmas fechadas e com o acompanhamento de tutores especialistas que orientam e mediam os alunos durante todo o curso. Os aprovados tem acesso à certificação Sebrae.

Em novembro ocorrerá a Semana Global do Empreendedorismo. Inscreva uma atividade e seja parte da transformação empreendedora e vamos juntos transformar o Brasil.

Veja também

Confira algumas ferramentas e estudos voltados para a educação empreendedora:

 

Confira também alguns casos de sucesso pelo Brasil e outros conteúdos que vão fazer você se interessar pela educação empreendedora:

Voltar à página principal da Educação Empreendedora

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: