APRENDIZAGEM

Programa Nacional da Educação Empreendedora - PNEE

O PNEE foi criado para ampliar, promover e disseminar nos currículos das instituições de ensino os conteúdos sobre empreendedorismo aos jovens.


Empreendedores com competências múltiplas, que atuam em equipe, aprendem, adaptam-se, enfrentam desafios e promovem transformações. Este é o perfil esperado dos jovens para ocupar um papel protagonista na sociedade contemporânea.

Diante deste contexto, a Educação Empreendedora passou a ocupar uma posição estratégica no campo econômico e social no cenário brasileiro. E o Programa Nacional da Educação Empreendedora (PNEE) é uma das ações desta estratégia. Para ampliar, promover e disseminar, nos currículos das instituições de ensino, os conteúdos sobre empreendedorismo aos jovens.

Vídeo: Sebrae no Paraná

O programa capacitou, de 2014 a 2016, 2.408.302 estudantes e 51.919 professores, e firmou parcerias com cerca de três mil instituições de ensino

Como funciona

O Programa trabalha com professores e alunos em duas frentes principais: o desenvolvimento de competências empreendedoras e a possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho.

1. No primeiro aspecto, ele destaca a valorização dos processos educacionais que estimulam o desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões. O objetivo é estimular o desejo de buscar mudanças, reagir a elas, inclusive explorá-las como oportunidade de negócios. Assim, no presente e no futuro, o estudante pode contribuir com ideias para o mundo do trabalho e para o ambiente em que está inserido.

2. A segunda frente de ação aborda, com os participantes, a possibilidade do autoemprego. O mundo está em constante mudança e aprender a lidar com a impermanência das coisas na vida significa, também, fazer um contraponto com a necessidade de estabilidade que, muitas vezes, aponta para um emprego fixo.

Sou estudante

Escolha abaixo qual o seu nível de ensino e comece a jornada para reconhecer o seu potencial empreendedor. Seja criança, adolescente ou jovem, você vai poder conversar sobre a estruturação dos seus sonhos pessoais e profissionais, identificando oportunidades que gostaria de realizar ou desenvolvendo uma atividade empreendedora.

Você também irá aprender a refletir e buscar aprender, de forma sólida, conceitos, conhecimentos e técnicas para resolver problemas do dia a dia com os quais terá que lidar na vida profissional.


 

Sou professor

A Educação Empreendedora é aquela que ajuda o estudante a enxergar e avaliar determinada situação, assumindo uma posição proativa frente a ela, capacitando-o a elaborar e planejar formas e estratégias de interagir com aquilo que ele passou a perceber. 

O Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae foi elaborado não com o propósito de “uniformizar saberes”. A intenção é propor uma abordagem leve, interativa que, ao informar, também estimule, concomitantemente à reflexão, a ressignificação e a aplicação prática dos aprendizados construídos.


 

Sou instituição de ensino

As instituições de ensino no Brasil podem participar do PNEE do Sebrae e garantir uma série de vantagens ao aderir:

  • Contribuir para a construção de um novo perfil de estudante, pautado em um modelo de educação que favorece metodologias criativas, linguagem adequada e compromisso com a realidade local.
  • Ser parceiro do Sebrae e fazer parte de um  Programa de capacitação para incrementar a possibilidade de inserção sustentada do estudante no mundo do trabalho.
  • Ofertar  conteúdos de empreendedorismo nos currículos, objetivando a consolidação da cultura empreendedora na educação.

O PNEE foi criado para consolidar uma atuação sistemática e organizada de ações de educação empreendedora do Sistema sebrae junto aos potenciais empreendedores estudantes de todo país, regularmente matriculados na educação bpasica, superior ou em cursos da Educação Profissional, além de jovens atendidos por outras instituições, como ONGs e que não estão matriculados no ensino formal.

Com o programa, o Sebrae pretende contribuir para a construção de um novo perfil de estudante, pautado em um modelo de educação que favorece metodologias criativas, linguagem adequada e compromisso com a realidade local. É, portanto, um programa de capacitação para o desenvolvimento de competências empreendedoras e para a possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho.

Os produtos e serviços disponibilizados são:

Material de apoio

O Sebrae em Mato Grosso, em parceria com a revista Coquetel, preparou uma cartilha que ensina conceitos de empreendedorismo e sustentabilidade de uma maneira fácil e divertida. Para ter acesso a esse material, clique aqui.

Sou Parceiro

A educação empreendedora passou a ocupar uma posição de destaque no campo econômico e social no cenário brasileiro.

A sociedade contemporânea exige pessoas empreendedoras, autônomas, com competências múltiplas, que tenham capacidade de aprender, de adaptar-se a situações novas e de promover transformações.

Veja no link abaixo como o Sebrae participa desse propósito associando-se a parceiros engajados a disseminar a educação empreendedora.

Veja também

Confira algumas ferramentas e estudos voltados para a educação empreendedora:

 

Confira também alguns casos de sucesso pelo Brasil e outros conteúdos que vão fazer você se interessar pela educação empreendedora:

Voltar à página principal da Educação Empreendedora

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: