APRENDIZAGEM

Inspiração - Educação Empreendedora

O objetivo é estimular o empoderamento, com atitudes e mentalidades nos jovens que os ajudem a encontrar soluções para diversos problemas.

Criativos da Escola: a iniciativa encoraja crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-se como protagonistas da própria história. Empatia, criatividade e trabalho em equipe são os pilares centrais do projeto que busca envolver e estimular educandos e educadores. Saiba mais.

Portal Aprender em Parceria: oferece capacitações para professores e estudantes, cursos para conectar e aperfeiçoar a comunidade escolar na utilização das TICs. Os cursos são gratuitos e disponibilizados por instituições parceiras que fazem parte do programa Microsoft Parceiros na Aprendizagem. Veja mais e inspire-se.

Students to Business: capacitação gratuita em tecnologias Microsoft, ligação entre novos profissionais em busca de oportunidade no mercado e empresas com demanda de mão-de-obra qualificada. Com cursos online, vídeos técnicos e acesso a softwares e plataformas na nuvem. O objetivo também é conectar alunos a ferramentas para que possam aprimorar suas habilidades. Leia mais.

Gekkie: a iniciativa oferece ferramentas digitais que se adequam às necessidades de cada aluno, potencializando o aprendizado de todos. As habilidades de cada aluno, assim como suas dificuldades, são levadas em conta para qua haja incentivo e evolução constantes. Confira como funciona.

Khan Academy: com a missão de oferecer educação gratuita de alta qualidade para todos, em qualquer lugar, esta organização sem fins lucrativos não foca apenas em matemática e ciência para os alunos, mas também empreendedorismo e até animação digital. Ela habilita os estudantes a aprender no seu próprio ritmo dentro e fora da sala de aula. Aprenda mais aqui.

Artigos

 

Como incentivar o empreendedorismo nas universidades

Os estudantes universitários precisam ser os estimulados e apoiados no caminho do empreendedorismo. Entenda os parâmetros deste cenário e como ele pode ser potencializado.

8 dicas para se tornar um estudante empreendedor

O empreendedorismo é visto cada vez mais como uma excelente forma de se inserir no mercado de trabalho. Veja esse interessante infográfico que vai ajudar os estudantes a transformarem uma ideia em um negócio. 

Por que não investimos em uma educação empreendedora?

Fala-se de inovação e criatividade, contudo, as instituições de ensino não apresentam o empreendedorismo como um modelo de negócio a ser trabalhado. Veja o que a sociedade brasileira ganharia se nossas escolas ensinassem os jovens a criarem projetos inovadores.

Confira 12 sites que podem ajudar na sua formação empreendedora

A capacitação por meio de cursos é uma das melhores formas de se manter atualizado sobre as tendências do mercado. E foi pensando nisso que separamos 12 sites de escolas ou que oferecem cursos sobre temas de grande relevância para todos os tipos de empreendedor.

Kit para liderar as transformações na sua instituição de ensino

Uma transformação começa quando alguém decide tomar a frente e ser o protagonista da mudança. Para isso, contar com a experiência de quem já passou por isso e com materiais de apoio para orientar o caminho pode acelerar o passo da transformação.

Boas práticas em educação empreendedora 

A campanha Melhores Práticas de Educação Empreendedora tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências entre instituições com o intuito de promover, disseminar e consolidar a cultura empreendedora. Confira alguns cases de sucesso reunidos pelo Sebrae e pela Endeavor e entenda os desafios e soluções encontradas pelas instituições.

Novo olhar para o futuro da educação

Neste entrevista com o CEO e fundador da Future Education, Thiago Chaer fala sobre o mercado brasileiro de startups e as nopvas configurações da educação no país. Clique aqui para conferir o que ele diz também sobre os desafios e demandas da área.

Educação empreendedora - Crescendo com práticas responsáveis 

Em parceria com a revista Coquetel o Sebrae-MT preparou uma cartilha com uma série de atividades para que você possa ter conhecimentos de empreendedorismo e sustentabilidade. Clique aqui para aprender novos conceitos de uma forma divertida.

Casos de Sucesso

 Conhecimento inovador

O Instituto Ellos de Educação, em São Roque de Minas (MG), inseriu o cooperativismo como tema transversal e, a partir da particiação no Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), criou as primeiras empresas da escola, geridas por alunos supervisionados pelos docentes.

O que começou como um pequeno projeto de empresa na escola se transformou na Semana do Empreendedor, realizada anualmente na cidade de sete mil habitantes. Além disso, atualmente os estudantes de ensino fundamental e médio empreendem em oito cooperativas criadas no instituto.

Educação Empreendedora no Colégio da Polícia Militar do Ceará Gen. Edgard Facó

Uma das escolas públicas mais conceituadas do Ceará, o Colégio da Polícia Militar Gen. Edgard Facó, em Fortaleza, aceitou o desafio proposto pelo Sebrae de ser uma escola piloto no estado na utilização do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

A partir das aulas de empreendedorismo, os alunos realizaram feiras abertas à comunidade para aplicar os conhecimentos aprendidos em cada ano do JEPP. Participar do projeto não só beneficiou os estudantes, mas também trouxe resultados positivos para professores a para a própria instituição. Houve modernização das práticas pedagógicas na escola, em uma tentativa bem-sucedida de desenvolvimento do protagonismo juvenil.

Educação Empreendedora na terra das redes

Jaguaruana (CE) sempre foi um dos principais polos de rede do país. Entretanto, o processo de tecelagem se modernizou e a cidade estava perdendo competitividade. Para retomar sua participação no mercado, além de incentivar os artesãos locais, a prefeitura do município percebeu que era preciso incentivar a cultura do empreendedorismo em longo prazo. Foi então que decidiu implementar a disciplina Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

Os resultados foram muito além do esperado pelos envolvidos: professores motivados pelo engajamento dos alunos e pelos conhecimentos recém adquiridos sobre empreendedorismo e gestão de negócios; alunos com maior senso de responsabilidade e maior protagonismo em casa e na escola; familiares mais ativos no envolvimento com a comunidade escolar; e maior integração entre escola e município.

Vídeos

Voltar à página principal da Educação Empreendedora

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: