APRENDIZAGEM

Estudos e Ferramentas da Educação Empreendedora

A missão é desenvolver pessoas para o empoderamento, com atitudes e mentalidades que ajudem os jovens a encontrar soluções para diversos problemas.

Aqui, professores e alunos vão encontrar ferramentas e pesquisas disponíveis na internet para ensinar e aprender sobre empreendedorismo.

Com esse material, docentes podem se informar para transmitir, em sala de aula, seus conhecimentos e estudantes podem saber mais sobre o que é possível fazer para planejar futuros negócios.

Ferramentas

Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora 

A plataforma digital traz estudos, pesquisas, ferramentas e tecnologias sobre educação empreendedora. Seu objetivo é ser uma ponte entre o universo acadêmico e o mercado, a fim de difundir a educação empreendedora. Encontre o conteúdo essencial para inovar na empresa ou na sala de aula.

Mapa da Educação Empreendedora

O CER Sebrae também traz um mapa que mostra as instituições brasileiras de educação empreendedora em diferentes estados brasileiros. Confira cada um e veja os projetos que implementam.

Guia essencial para empreendedores

Uma série de quatro volumes para o ensino de empreendedorismo em sala de aula, para professores e alunos. Acesse agora (é necessário cadastrar na página do Sebrae em Minas Gerais).

Startup Weekend Youth: encontre próximos eventos perto de você ou vire um organizador da Startup Weekend na sua cidade. Crianças entre 11 e 13 anos se reúnem para montar seus negócios em apenas um fim de semana. Sem vídeos, painéis ou blogs, o único modo de aprender é a experiência de tentar.

Estudos

Empreendedorismo e uso de novas tecnologias na Educação Superior

O Sebrae busca identificar iniciativas inovadoras que possam ser facilmente replicadas em diversas Instituições de Ensino Superior (IES), do país. Para essa investigação, lançou em 2015 o 1º Prêmio Artigos Científicos, para identificar, valorizar e divulgar experiências inovadoras e bem-sucedidas de ensino de empreendedorismo.

Empreendedorsimo em instituições de ensino superior

Este estudo procurou traduzir a concepção dos corpos docente e discente em relação ao empreendedorismo, demonstrando a complexidade do tema e ressaltando a importância de que as IESs interessadas em atuar com Programas de Educação Empreendedora compreendam aspectos de sua própria cultura organizacional. Leia o estudo na íntegra.

Os impactos do Jogo de negócios Desafio Sebrae sobre o aprimoramento das compatências empreendedoras

O estudo mostra que a aplicação de simulações é válida na melhoria do perfil empreendedor. É um caminho novo, atraente e estimulante para os estudantes, contudo não pode estar isolado e deve estar associado à metodologia tradicional e à experiência acadêmica e profissional.

O empreendedorismo nas universidades brasileiras

Conheça a seguir os principais pontos da pesquisa sobre o tema, que contou com a participação de 2.230 alunos e 680 professores de mais de 70 instituições de ensino superior do Brasil.

Evolução da Educação Empreendedora e sua contribuição para a formação de novos negócios

O trabalho tem como objetivos definir a história e perfil do empreendedor, estabelecer parâmetros de como estão preparadas às entidades de ensino superior do Recife em relação ao ensino do empreendedorismo, analisando por meio de pesquisas com os coordenadores dos cursos de administração e concluir em que grau de comprometimento as entidades estão com o ensino do tema.

O que é o Movimento Maker? 

Criado em 2005, o Movimento Maker é uma evolução da cultura faça você mesmo e parte do princípio que qualquer um pode criar, fabricar, alterar e construir o objeto que quiser com as próprias mãos.

Voltar à página principal da Educação Empreendedora

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: